Diploma importa?

Quando comecei na publicidade, faculdade não existia. Quando a faculdade de comunicação foi instituida, bastava você ter 5 anos de profissão comprovada para ser reconhecido como uma pessoa diplomada. Isto não significa que se deva parar de estudar. Antigamente bastava um diploma na parede, de hoje para o futuro você passará a vida estudando, se reciclando, evoluindo. A questão que muitos me perguntam é se diploma de faculdade pequena ou de curso virtual tem valor. A resposta a esta pergunta é complexa, porque envolve mais de um fator.

Mas o foco na verdade deve ser outro, o valor do conhecimento. O valor do conhecimento e como você se vale dele é que define seu valor. Um exemplo; profissionais de marketing que começaram quando marketing não era nem curso e nem tinha este nome, que se atualizaram, detêm "notório saber", ou seja você pode aprender com eles, eles não precisam de um diploma para ser bons no que fazem, até porque já provaram. Diplomas são importantes como cartões de visita em termos de empregabilidade, para um empreendedor a conversa é outra.

Você não precisa ter uma pós graduação para provar que trabalha bem seu conhecimento. Muitos MBA's que conheço são menos preparados do que executivos com mais de trinta anos de experiência e nenhum diploma. Agora um diploma agrega valor se você o obteve porque sabe a diferença entre informação e conhecimento.

Resumindo o valor de um diploma esta muito menos nele e muito mais em você.