Divulgar na Internet algo difícil

Divulgar um produto, um serviço, um site, conteúdo ou anunciar qualquer evento ou comunicado na internet a anos atrás não era muito complicado, afinal os canais de divulgação on line não eram muitos e o envio de mass mail era tolerado.
Hoje em dia no entanto, com a proliferação de canais e uma politica rigida sobre o spam, é necessário um planejamento cuidadoso para tornar conhecida qualquer coisa.
Existem agências que cuidam disto e alguma empresas que fazem CEO e SEM e claro sites se beneficiam disto, mas existem situações em que a estratégia tem por objetivo tornar algo público, mais do que um site, um politico ou um partido por exemplo. Nestes casos só um site não resolve. Sem esquecer que a resistência das pessoas as mensagens politicas são grandes, imagine on line, onde as pessoas por muito menos (spam por exemplo) reagem mal.
Como fazer? Bem aí passa a ser consultoria e neste caso...
Posso garantir que sem estratégia on line Barack Obama não teria como evoluir junto aos minoritários que foram ignorados por Hillary Clinton. E quem sabe como foi feita a estratégia de interação e comunicação on line dele sabe do que estou falando. Evidentemente que o trabalho on line a ser feito para um candidato a presidência não é o mesmo que para um candidato a prefeito e muito memos comparar uma estratégia on line para 4/5 da população (Estados Unidos) com uma para o Brasil onde o acesso on line da população é da ordem de 1/4.
Mas o principal é ter em mente como pode ser poderosa a internet para qualquer partido politico e não estou falando de ter um site, porque ter um site é o básico, falo de muito mais.